Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - nutriVeg - Nutrição Vegetariana

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Gastronomia

Reunião mundial em Florianópolis

O maior acontecimento vegetariano do mundo estará no Brasil!

O Congresso Vegetariano Mundial é, sem dúvida, o maior acontecimento do mundo na área. E para a felicidade dos vegetarianos do Brasil e da América Latina, a sua 36ª edição acontecerá em terras brasileiras. Com quase cem anos de história, é a primeira vez que um país da América Latina sedia o evento. A cidade escolhida para receber centenas de vegetarianos e simpatizantes de todo o mundo, de 8 a 14 de novembro, é Florianópolis!

E não é à toa que o evento acontece no Brasil que, apesar de ser um país onde o vegetarianismo é menos expoente em comparação a países europeus e norte-americanos, vem se mostrando um país muito fértil nessa área. Muitas coisas boas acontecem por aqui, ainda que na forma de pequenas iniciativas. Nos EUA, grandes organizações vegetarianas se tornam possíveis e concretizam feitos de repercussão mundial graças ao grande número de vegetarianos daquele país, que dão sustentação a essas organizações. Nos países europeus, onde as organizações vegetarianas são históricas, muitas ações bem sucedidas também têm palco, pois a experiência lhes permitiu adquirir a tecnologia necessária para conduzir suas atividades com o apoio da população vegetariana local e de muitos artistas que emprestam sua imagem para o movimento, como é o caso de Paul McCartney, Patrono da Sociedade Vegetariana do Reino Unido.

No Brasil, não temos nenhum grande artista à frente do movimento vegetariano, nem tampouco uma comunidade vegetariana tão expressiva quanto aquela dos países citados. Não tínhamos sequer uma Sociedade Vegetariana Brasileira, fundada oficialmente há apenas pouco mais de um ano. Ainda assim, os indivíduos que acreditam no vegetarianismo nunca se intimidaram com a falta de estrutura para dar andamento aos seus projetos. Cada um, da forma que pode, se organiza localmente, produzindo materiais e organizando eventos com poucos recursos. Sempre que viajo para dar uma palestra sobre o tema encontro alguns ativistas e gosto de saber sobre suas ações e sobre como eles vêm se organizando. Quase sempre são indivíduos que se tornaram vegetarianos cada um no seu tempo e posteriormente se encontraram no restaurante vegetariano ou na escola de yoga da sua cidade, formando um grupo de amigos. Ou ainda trocavam informações em algum grupo na Internet sobre o tema e passaram a se reunir. Um fenômeno tipicamente brasileiro nesse movimento, pois em outros lugares os vegetarianos associam-se a grandes grupos, que tratam de conduzir as suas ações na forma de manifestações, eventos, condução de investigações e produção de materiais informativos. Talvez seja pelo tamanho do país, talvez seja pela relativa juventude do movimento por aqui, mas o fato é que o nosso jeito de trabalhar o vegetarianismo é diferente do jeito dos outros.

Talvez o que tenha atraído o Congresso Vegetariano Mundial para cá tenha sido esse jeito diferente de fazer as coisas e não a quantidade com que elas vêm sendo feitas. Cerca de metade do público esperado é formado por estrangeiros. Vamos todos trocar experiências e informações, mas eles estarão especialmente interessados em saber como é que o país anfitrião faz as coisas. Esse grande evento é organizado pela União Vegetariana Internacional, em parceria com a entidade nacional do país que o abriga. Essa responsabilidade é geralmente delegada a entidades com uma longa história e de reputação conhecida, o que não foi o caso do Brasil.

Há pouco mais de um ano estive em Florianópolis para dar uma palestra e a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Marly Winckler, que me recebeu na cidade, me disse: "George, não espalhe ainda, mas o Congresso Mundial pode vir ao Brasil no próximo ano! E segura a onda porque se alguém ficar sabendo, vou saber que foi você quem contou, pois ainda não falei para mais ninguém!" Apesar da minha imensa vontade de "espalhar", contive-me, não apenas pela certeza de ser apontado como o delator, mas também porque sabia que isso era muito pouco provável, pois a entidade tinha apenas alguns poucos meses de vida. Mas, no melhor espírito vegetariano, a Marly abdicou de todas as suas atividades e dedicou-se exclusivamente a fazer esse evento acontecer, trabalhando praticamente sozinha. Apesar da SVB não ter uma história longa, a pessoa que está à frente dela já tem presença internacional há um bom tempo e isso fez toda a diferença.

Durante o período que seguiu, muitos vieram a agregar e contribuir para que o evento acontecesse, mas, como parece sempre acontecer por aqui, a disposição partiu de um único indivíduo que acreditou na possibilidade. O 36º Congresso Vegetariano Mundial acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, e com grande êxito, tenho certeza! Vai ser um evento de fazer inveja aos países organizadores das edições anteriores.

Como a Marly bem ponderou há algum tempo, esse evento é, acima de tudo, um grande evento de voluntariado, onde os palestrantes, ao invés de receberem um cachê para fazer a sua apresentação, pagam a sua passagem, estadia e inscrição como qualquer outro mortal vegetariano. E veja que são mais de 40 palestrantes internacionais e 20 nacionais. Eu poderia ficar em casa e comprar muito tofu com a economia nos gastos que terei para dar a minha "contribuição" na forma de uma palestra e de outras atividades pelas quais me dispus responsável. Mas o que eu receberei em troca por lá, a contribuição de tantos e a possibilidade de confraternizar com vegetarianos de todo o mundo, não tem preço! E é assim que todos virão: dando um pouco para receber muito. Não é esse o espírito do vegetarianismo? Ou será o espírito dos brasileiros? Sempre confundo os dois, especialmente em tempos de Congresso Vegetariano Mundial no Brasil.

Até o momento, a expectativa de público é de mais de quinhentas pessoas. Espero poder encontrar alguns de vocês por lá! Parece que falei muito sobre o acontecimento, mas não dei a menor dica da programação, na qual, além das palestras, configuram também dezenas de demonstrações culinárias, uma feira, dois desfiles de moda e uma rica programação cultural. Fica a indicação do site para vocês saberem mais: www.svb.org.br


George Guimarães


Mais informações para a imprensa:
Gabriela Fernandes
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8517
E-mail: redacao2@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br